Acesso à informaçãoPortal Brasil  

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 A Embrapa Hortaliças
 
Loading
       
  Alho livre de vírus
 

Embrapa Hortaliças leva alho semente livre de vírus a produtores da Bahia

Pesquisadores da Embrapa Hortaliças estudam, desde 1994, um meio de produzir e levar ao agricultor sementes de alho de alta qualidade e livres de vírus. O trabalho passa por uma primeira fase de testes de campo com pequenos produtores da cidade baiana de Cristópolis, com expectativa de aumento de até três vezes na produtividade das culturas familiares locais.

Com uma produção anual de cerca de 85 mil toneladas, o alho plantado no Brasil pode ser dividido em duas categorias distintas: aquele obtido em grande propriedades, conhecido como alho nobre, com dentes grandes e produtividade de até 15 toneladas por hectare, e aquele cultivado com pouca ou nenhuma técnica, de pequeno porte e produtividade média abaixo de 4 toneladas por hectare. Tamanha diferença entre esses dois produtos é fruto de fatores ligados à qualidade das sementes e à tecnologia de produção.

A cultura de alho sofre muito com a ocorrência de vírus, que atacam a plantação e provocam grandes perdas. Essas doenças são transmitidas principalmente pelo pulgão ou por bulbilhos doentes da lavoura anterior, guardados para o plantio no ano seguinte. O objetivo do estudo da Embrapa Hortaliças nessa etapa é interromper esse ciclo contínuo de perdas e proporcionar ao pequeno produtor condições de disputar uma fatia do mercado mais exigente, dominado por produtores tecnificados.

O trabalho para a obtenção do alho semente de alta qualidade fitossanitária e fisiológica deve ser realizado na propriedade do agricultor, que em quatro anos poderá substituir toda sua semente tradicional.

O sistema começa na seleção de bulbilhos (os dentes de alho) sadios que são produzidas nos laboratórios da Embrapa em condições controladas. Quando a planta torna-se mais vigorosa, ela é levada para um telado à prova de pulgões e, em seguida, os bulbilhos são plantados no campo.

 
topo