Acesso à informaçãoPortal Brasil  

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 A Embrapa Hortaliças
 
Loading
       
  Análise Química do Solo

 


O Laboratório de Fertilidade do Solo da Embrapa Hortaliças realiza análises químicas de solo para determinação de acidez e teores de macro e micronutrientes, com vistas à recomendação de correção e adubação. As análises são realizadas como apoio aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças e como prestação de serviço para produtores e demais interessados. O Laboratório participa desde 1992 do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade do Solo (PAQLF), coordenado pela Embrapa Solos, e os laudos do laboratório possuem o Selo de Qualidade deste programa. A responsável pelo laboratório é a Dra. Flávia Alcântara, pesquisadora da área de Fertilidade do Solo, e o laboratorista é o Sr. Damião Fernandes da Cunha, técnico analista.

A realização das análises e a emissão do laudo leva em torno de quinze dias, sendo o seu pagamento efetuado à vista, por ocasião da entrega das amostras.

Na tabela abaixo são listados os serviços prestados e seus respectivos custos:

• Análise de rotina: pH, acidez ativa, acidez potencial, teores de macronutrientes (exceto S): R$25,00 por amostra.

• Análise completa: pH, acidez ativa, acidez potencial, teores de macronutrientes (inclusive S) e teores de micronutrientes (inclusive B): R$29,50 por amostra.

OBS.: Estes valores podem ser alterados. Portanto, consulte-nos antes de solicitar a análise.

Para que a análise química do solo seja um instrumento eficaz na recomendação de correção e adubação é necessário que a amostra seja representativa da área. Assim, a amostragem é uma operação muito importante, pois uma pequena quantidade de solo recolhida deverá representar a fertilidade média de toda a área amostrada. Recomenda-se, portanto, que os procedimentos para a coleta das amostras sejam rigorosos, pois as análises laboratoriais não conseguem corrigir as falhas de uma amostragem mal feita.

Para realizar uma amostragem correta recomendamos que você consulte o Folheto Amostragem de Solos para análise de fertilidade – passo a passo.

Os chineses da antigüidade diziam que “o solo é a mãe de todas as coisas”. É a mãe que em seu ventre gera a vida e nos dá o alimento que nos sustenta. Mas é preciso lembrar que os solos também precisam de cuidado. Eles se desgastam com o tempo, se tornam inférteis e são erodidos dependendo da condições a que são submetidos. É preciso usar práticas conservacionistas de manejo do solo e fazer análise química de forma regular. A adubação em excesso acarreta em redução da produtividade e em desequilíbrio no solo. Além de ser um desperdício de recursos financeiros, é um desperdício de fertilizantes, sejam eles orgânicos ou minerais (químicos). Portanto, para manejarmos o solo de forma sustentável, ou seja, para que ele seja nossa fonte de alimentos hoje e amanhã, é preciso cuidado constante.

 
topo