Acesso à informaçãoPortal Brasil  

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 A Embrapa Hortaliças
 
Loading
       
  Hortitec apresenta tecnologias e publicações da Embrapa Hortaliças

 

Os visitantes da décima sétima edição da Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, realizada na cidade de Holambra, São Paulo, nos dias 16, 17 e 18 de junho, vão ter oportunidade de conhecer as tecnologias da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) em estande montado na área. Participante da exposição como visitante ao longo dos anos, esta é a primeira vez que a Unidade expõe os resultados das pesquisas com hortaliças em espaço próprio.

Tendo à frente os analistas Sérgio Bender e Débora Albernaz, o estande vai apresentar as hortaliças não convencionais, demonstração de plantio direto, a abóbora Brasileirinha, e as mais recentes publicações lançadas pela Embrapa Hortaliças - 500 Perguntas, 500 Respostas sobre hortaliças, 50 Hortaliças (como comprar, conservar e consumir) e Pimentas Capsicum. A lista inclui a publicação sobre hortaliças não convencionais, editada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e que conta com a participação do pesquisador Nuno Madeira, responsável pelo projeto no âmbito da Unidade.

Considerada a maior feira de horticultura da América Latina, a Hortitec vem sendo realizada desde 1994, e em 2010 vai reunir cerca de 350 expositores com as últimas novidades em instalações, equipamentos, insumos e as novas tecnologias desenvolvidas para flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas intensivas.

Na avaliação de Débora Albernaz, a exposição é uma ótima vitrine para os frutos dos trabalhos de pesquisas da Embrapa Hortaliças. "Além dos estados brasileiros, a exposição conta com visitantes de vários países que vêm em busca de novidades nos diversos segmentos da horticultura, e assim a nossa expectativa é de muito trabalho durante esse período, atendendo aos interessados em conhecer os nossos produtos", prevê a analista.

TECNOLOGIAS
Ela sempre é uma atração, mas em época de Copa do Mundo, como agora, a abóbora Brasileirinha costuma ter a sua plateia reforçada. Lançada em 2006, a abóbora que parece pintada à mão, meio verde, meio amarela, é resultado do cruzamento de outras variedades e contém 25% mais carotenos que outras abóboras.

As hortaliças não convencionais que serão apresentadas estão contidas no projeto desenvolvido pelo MAPA, com a participação da Embrapa Hortaliças e da Emater-MG. No momento, quatro estados brasileiros (MG, PE, MT e DF) trabalham em bancos de multiplicação de hortaliças que praticamente sumiram do mapa, araruta, ora-pro-nobis, mangarito, jacatupé e vinagreira. Como seu plantio e consumo são restritos a determinadas localidades, mesmo exercendo grande influência na alimentação de populações, não entram no circuito comercial de empresas de sementes e fertilizantes.

Com relação às publicações, as duas primeiras foram lançadas durante o Ciência para a Vida, em abril último. Mais um título da coleção 500 Perguntas 500 Respostas, editada pela Embrapa Hortaliças em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), o livro reúne informações sobre as hortaliças, com 22 especialistas respondendo às principais questões levantadas por interessados no tema.

A publicação 50 Hortaliças traz informações sobre espécies de hortaliças, e orienta o leitor sobre como comprar, como conservar e como consumir, e inclui receitas de fácil execução e de baixo custo. Sua edição é fruto de um trabalho conjunto entre a Embrapa Hortaliças e a Emater-DF.

Contendo uma rica ilustração, a publicação Pimentas Capsicum complementa o livro Capsicum Pimenta e Pimentões do Brasil, lançado em 2000 e vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, na área de Ciências Naturais e da Saúde, e traz as principais informações a respeito desse gênero de hortaliça.



Anelise Macedo – MTB 2749/DF 
Assessoria de Imprensa
Área de Comunicação e Negócios (ACN)
Embrapa Hortaliças
Tel.: (61) 3385-9109
E-mail: ane@cnph.embrapa.br
 
topo