Embrapa Hortaliças


Saiba o que é Fertirrigação

Fertirrigação é a aplicação de fertilizantes através da água de irrigação. Esta aplicação é feita aproveitando-se os sistemas de micro-irrigação (por gotejamento ou por micro-aspersão) ou de aspersão (sob pivô central ou convencional). O uso da Fertirrigação pelo produtor proporciona economia de fertilizantes e de mão-de-obra, maior eficiência na aplicação dos fertilizantes e, consequentemente, aumento na produtividade. A Fertirrigação possibilita total controle da quantidade de fertilizantes que devem ser aplicados.

A Fertirrigação foi utilizada no Brasil pela primeira vez em 1976 em um experimento de tomate realizado na Embrapa Hortaliças pelo pesquisador Osmar Carrijo. De lá para cá, tem sido aperfeiçoada e cada vez mais utilizada pelos produtores brasileiros, nas mais variadas culturas.

Os interessados em utilizar a Fertirrigação devem procurar firmas revendedoras ou empresas especializadas que farão o projeto de acordo com o tamanho do terreno e as especificidades de cada cultura, etc. Segundo Osmar Carrijo, "o custo varia entre 100 e 10 mil dólares, dependendo do grau de sofisticação e automação do sistema que o produtor quiser ter". É necessário também ter noções mínimas sobre o tema, que podem ser obtidas junto a Embrapa Hortaliças, Emater e as próprias empresas. Somente fertilizantes solúveis em água podem ser usados na Fertirrigação.


Liziane Guazina
Assessoria de Imprensa - Embrapa Hortaliças
BR 060 Brasília/Anápolis, Km 09, Caixa Postal 219, 70359-970, Brasília – DF
Fone: 0xx 61 385-9038

Embrapa – empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento

 

Voltar