Seção

Hortaliça combina com todas as refeições

Se você é da turma que considera hortaliça sinônimo de salada de alface e sopa de legumes, ou pensa que comida saudável não tem nenhum sabor, está na hora de se livrar desse preconceito e de abrir seus horizontes, navegando no “HORTALIÇA NÃO É SÓ SALADA”, um programa da Embrapa Hortaliças que traz para você receitas fáceis, nutritivas e de baixo custo à base de hortaliças.

Hortaliças são alimentos extremamente versáteis, que podem ser utilizados em praticamente todos os tipos de pratos e em todas as refeições. Você duvida? Então está na hora de acessar a seção “HORTALIÇA COMBINA COM TODAS AS REFEIÇÕES”.

Comece bem o dia com um café da manhã nutritivo e saboroso, com bolo de beterraba, suco de agrião com abacaxi e geleia de tomate.

Na hora do almoço, incremente o arroz com almeirão, prepare uma deliciosa farofa de coentro e ovo acompanhada de taioba com carne moída.

Quer preparar um jantar sofisticado? Que tal endívia ao forno ou falso siri de repolho?

Você prefere tomar um lanche ao invés de jantar? Dispense o sanduíche de queijo e presunto e surpreenda sua família e convidados com o sanduíche de aspargo ao forno ou com as tortinhas de espinafre e queijo.

Criança não gosta de hortaliça? Talvez porque ninguém ofereceu a elas sanduíche de chicória, pizza de abobrinha ou bom- bocado de mandioquinha.

Bate aquele calor e vem o desejo de uma comida leve e refrescante. Se para você só existe salada de alface com tomate, saiba que há outras opções como salada fria de batata, salada de pepino com iogurte ou salpicão de melancia.

O tempo mudou, cai aquela chuvinha miúda, e o frio desperta a vontade de uma comidinha caseira e fumegante. Por que não aquecer o corpo com um delicioso creme de inhame ou com ensopado de maxixe?

E na hora da sobremesa? Será que há como incluir alguma hortaliça em receitas doces? Não duvide dessa possibilidade e experimente a torta gelada de melão, o bombom de cenoura, nozes e coco e também o taro glaçado.

Ninguém precisa ser chefe de cozinha para seguir essas receitas. Todas são de preparo simples e utilizam ingredientes facilmente encontrados nos mercados de todo o Brasil. Para encontrar a receita desejada, navegue na barra lateral ou procure diretamente em cada hortaliça.

Texto: Milza Moreira Lana